Nosso coletivo é aberto a todos os que possuem asas e queiram voar nesse imenso céu Audiovisual. Sejam bem-vindos!


****

Uma revoada de pássaros aprendendo a voar nesse imenso céu Audiovisual, esta pode ser uma boa definição para o Coletivo Revoada, que inaugura suas atividades neste quarta-feira (15/09/10). A proposta nasceu de alunos do curso de Comunicação Social/Audiovisual da UEG desejosos em ampliar seus repertórios cinematográficos, compartilhar experiências e se lançarem em experimentos audiovisuais. O Coletivo Revoada vem para ampliar as atividades do Cineclube Laranjeiras, projeto de extensão do curso de Comunicação Social/Audiovisual desde 2008. Aberto a todos os interessados, estudantes ou não de audiovisual, o Revoada pretende ser um movimento capaz de congregar pessoas que buscam se comunicar por meio da linguagem audiovisual.

"Parabenizo a iniciativa, apóio e torço para que voem alto e longe esses pássaros apaixonados por imagem e som".(Jô Levy/Coordenadora do Curso de Audiovisual-UEG/GO)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É preciso "animação" para mudar




A sessão do Coletivo Revoada desta quarta-feira, 27/10, foi realmente “animada”. Foram exibidas duas animações, Fantasmagorie (Emile Cohl, 1908), o ancestral mais distância do desenho animado e Vida Maria (2006), a premiada produção em 3D assinada pelo cearense Márcio Ramos. Na plateia repleta estavam presentes alunos e professores dos cursos de Audiovisual e Gestão da Beleza, ambos da UEG, e adolescentes do projeto ProJovem. 




Vida Maria suscitou aplausos calorosos e um debate também vigoroso após a exibição. A plateia predominantemente composta por mulheres se identificou com a saga das personagens Maria, que para além do sertão nordestino desenhado no filme, existem espalhadas em muitos cantos do Brasil, cujo destino é marcado pela falta de perspectiva, pela perpetuação de certos modos de vida e pela acomodação.
Apesar do filme abordar uma temática que expõe questões de gênero, ligadas à condição da mulher de baixa renda, a  discussão se estendeu e abarcou dilemas existenciais mais amplos como a impossibilidade ou o medo de mudar. 
Após a sessão os alunos do curso de Audiovisual passaram para a fase de experimentação. Coletivamente produziram uma animação chamada Passos, que será postada em breve neste blog.  Para a realização foi utilizada uma técnica denominada pixilation, que segundo a wikipédia é uma técnica de animação stop motion na qual atores vivos ou objetos reais são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação. Ainda de acordo com a definição desta enciclopédia virtual, esta técnica foi utilizada pela primeira vez em 1911, por ninguém menos que Emile Cohl, o mesmo realizador de Fastasmagorie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário